capoeira 1a

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sexta-feira, 4 de abril de 2014

Reflexão sobre a aula do dia 04.04.2014.

A partir de perguntas e respostas relacionadas a capoeira e feitas por nós alunos na aula do dia 04.04.2014, a professora Amélia pediu-nos que sem a consulta de livros, escrevêssemos um texto que expressasse nosso entendimento a cerca do que fora discutido em sala de aula. Abaixo, seguem algumas das perguntas que consegui me lembrar (transcrevia-as do meu jeito) e o texto produzido por mim.

Como surgiu a capoeira ?
Qual a importância da capoeira na atualidade e se ela trabalha também o espiritual ?
O ritual muda da capoeira de angola para a regional ?
Quanto tempo leva para formar um mestre ? Quantas cordas são necessárias ?
Por quê é pequena a participação de mulheres nas rodas e escolas de capoeira ?
Como é a relação capoeira x criatividade econômica ?
A capoeira é de origem brasileira ?


A capoeira faz parte da cultura brasileira. Existem dúvidas quanto a sua origem: se ela foi trazida da África ou se os africanos inventaram-na aqui, no Brasil. É uma história bonita e triste, marcada pela luta por sobrevivência e liberdade. Sua importância é desde sempre. Por ser uma cultura negra, fora perseguida e, até os tempos atuais, é percebida de forma preconceituosa por grande parte da sociedade, como exemplificou o monitor Gustavo ao relatar a preferência de patrocinadores por grupos de karatê (por exemplo) à capoeira, em torneios de competição. Pela falta de incentivo do governo e do Estado, a capoeira ainda é considerada marginal, agressiva e sinônimo de vadiagem. Esta arte traz consigo ideologias filosóficas e até políticas. Uma roda de capoeira preza pela igualdade, pelo respeito. Mestre Bimba foi o primeiro fundador de uma escola de capoeira na Bahia, fazendo uma apresentação para o presidente Getúlio Vargas, mobilizando este a reconhecê-la como parte da cultura brasileira. Atualmente e, em consequência dessas lutas contra a opressão racista, é possível estudar e pesquisar sobre a capoeira nas faculdades e escolas de capoeira. A diferença entre o ensino de capoeira nas escolas de capoeira e nas universidades, é que na primeira são formados capoeiristas, mestres e, na segunda, são capacitados alunos de diversos interesses (professores de educação física, artistas, pedagogos, médicos, etc.). Dois tipos de capoeira serão estudados por nós nessa matéria: a de angola (mestre pastinha como referência) e a regional (mestre bimba como referência). Cada uma com suas particularidades e similaridades. Como foi dito anteriormente, os mestres de capoeira são formados nas escolas e precisam passar por todas as cordas - sua quantidade varia de escola para escola e vale ressaltar que na capoeira de angola, por exemplo, não existem cordas. Porém, mais importante do que a cor da corda é o mestre formado frequentar e jogar em diferentes rodas de capoeira a fim de que seja reconhecido e respeitado pelos outros mestres, pois como afirmou uma das alunas, qualquer um poderia pintar o seu cordão e se auto-afirmar como mestre. Sendo assim, a formação de um mestre de capoeira não se finaliza no último cordão alcançado. Pensando que um mestre é um professor, a sua pesquisa/investigação na sua área de conhecimento é eterna e estará sempre em construção e, em diálogo. Além da tecnicidade da capoeira, é possível perceber uma relação com o espiritual, uma vez que acredito que espiritualidade é o que se é 24 horas. Além do fato de numa roda de capoeira, emanarmos energias positivas para os jogadores. A capoeira também é vista como fonte de lucro no comércio turístico, na venda de cds com músicas cantadas em suas rodas, na venda de instrumentos como o pandeiro, o timbau e, o mais procurado, o berimbau. Pelo fato de vivermos numa sociedade machista e capitalista, a inserção de mulheres nas rodas de capoeira ainda é pequena assim como algumas escolas de capoeira se vendem ao dinheiro, formando mestres não pelo seu mérito e sim pelo capital. Vivemos numa sociedade capitalista, fato. A questão aqui é como se relacionar de forma saudável com esse sistema sem exploração, como ressaltou a professora Amélia.



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